PROJETANDO REDES WLANs INDOOR

Share Button

O uso de redes wireless WLAN indoor tem crescido absurdamente nos últimos 5 anos, chegando a um numero surpreendente em 2016. Em grandes centros o numero é de uma ou mais redes para cada prédio comercial ou residencial.

wifi

E quem nunca sonhou com o equipamento que disponibilizasse redes WIFi em qualquer lugar, principalmente em todos os cômodos de sua residencia ou todas as salas de seu escritório.

A resposta parece ser simples como “basta instalar um roteador wifi”, mas na pratica não é bem assim que funciona, as redes wifi 802.11a/b/g/n que trabalham atualmente nas frequências de 2.4 e 5.8Ghz não se dão bem com obstáculos e na medida que a banda disponível de internet só aumenta, cada vez mais as redes sem fio ficam mais despreparadas para atender essa demanda.

Vamos aos números
Hoje esta cada vez mais normal ter em áreas residenciais planos de internet superiores a 20Mbps. Pelo outro lado a maioria dos equipamentos WIFI 802.11-b/g/n de baixo custo que dizem suportar de 150 a 300Mbps do mercado não suportam trafegar superiores a 20Mbps, e isso acontece pelo conjunto que o equipamento foi fabricado, iniciando pela má qualidade de chips WIFI, à  processadores mal dimensionados para o equipamento, que não suportam a quantidade de PPS ou taxa de transmissão. E isso só piora quando levamos em conta a distancia que geralmente usamos essa rede e também a quantidade de dispositivos conectados a ela.

A quantidade de dispositivos conectados a rede WIFI também gera gargalos a sua performance. isso levando em consideração numero de usuários e distancias que cada usuário esta do equipamento WIFI. A maioria dos equipamentos WIFI do mercado não suportam mais que 10 ou 20 equipamentos conectados simultaneamente, e esse numero pode despencar se a distancia desses dispositivos for superior a 20m ou a uma grande quantidade de obstáculos entre o usuário e o roteador gerando uma atenuação de sinal entre os equipamentos.

Outro fator que dever ser levado em consideração é a potencia de transmissão do roteador WIFI e também do dispositivo que ira se conectar-se a esse WIFI. Como a conexão é uma via de mão dupla o sinal deve chegar bem em ambos os dispositivos (roteador e dispositivo móvel) tornando assim a conexão estável e rápida.

Todos os roteadores WIFI do mercado possuem características de potencia de transmissão do sinal tx-power que é medido dbm e concentração de RF na antena que é medido em dbi.  Esses números devem ser maior quando necessitamos de um alcance maior do sinal, veja a tabela abaixo.

table dbm dbi

A tabela mostra a distancia no vácuo não levando em consideração o ambiente real a ser utilizado, obstáculos ou diferenças de envio ou recepção dos dispositivos sendo assim no mundo real as distancias são bem menores, mas é possível ter uma ideia de quanto é incrementado de potencia quando melhoramos o potencia de envio de sinal, ou melhoramos a qualidade da antena.

Outro ponto que não podemos deixar de considerar é que o dispositivo que usamos hoje como Tablets Celulares etc, cada vez tem o seu tamanho de antena reduzido e devido o espaço físico no dispositivo geralmente o chip para o WIFI não ganha potencias maiores com isso o sinal que sai dos dispositivos tendem a chegar com menor intensidade ao roteador WIFI, em alguns caos geram confusão com usuários que conseguem usar normalmente em seus laptops mas o sinal no celular esta muito fraco e com uma qualidade muito inferior.  Por esse motivo as redes sem fio de ultima geração devem pensar apenas em dispositivos móveis que tem sua antena reduzida mas que hoje precisam de muita qualidade e velocidade de conexão.

O sinal emitido por um equipamento WIFI são ondas eletromagnéticas, tais ondas não superam obstáculos, apenas desviam-se deles, em outras palavras o sinal emitido não atravessa paredes ou barreiras eles apenas refletem essas barreiras conseguindo se transpor através de brechas frestas ou janelas, veja na tabela abaixo um demostrativo do quanto é atenuado esse sinal levando em conta alguns tipos de materiais.

wifi atenuation material

Por isso no momento da instalação de um equipamento WIFI é necessário planejar um local onde a quantidade de barreiras é menor e que tenha a menor quantidade de objetos entre o transmissor e o receptor WIFI.

Na figura abaixo podemos ver como o as ondas eletromagnéticas (sinal) viaja em uma construção apenas com pareces nesse caso sem nenhum outro objeto como obstaculo.

wifi-AP-on

Propositalmente nessa figura o equipamento WIFI foi instalados em um dos cantos do prédio isso é muito comum pela maioria dos usuários. Geralmente deixam em um cantos escondido atras de alguma mesa para não deixar a mostra fios e cabos, com essa pratica o sinal chegará mais fraco na outra extremidade do prédio e com qualidade comprometida.

Se ajustarmos o local de instalação do mesmo equipamento WIFI é possível obter uma melhor recepção do sinal, veja a figura abaixo, é claramente visível que em alguns pontos o sinal chega com maior intensidade nos cômodos do lado oposto ao equipamento.

wifi-attenuation-anim-slow

Com todas informação já não é tão fácil dizer que ter uma rede WIFI de média qualidade é tão simples assim.

Deixe uma resposta