É muito comum a utilização de equipamentos Ubiquiti em redes com VLAN, e mesmo o equipamento possuindo uma interface WEB que disponibilize a criação de VLANs e atribuição de IPs, não é possível por essa interface inserirmos uma VLAN apenas para gerencia sem que o trafego seja tagueado.
Utilizo muito essa configuração para passar o trafego entre dois switches usando portas trunk, ou simplesmente para ter uma interface separada no equipamento apenas para gerencia.
Vejá o diagrama ilustrativo dessa utilização.
Para isso incluo um script dentro do arquivo /etc/persistent/rc.poststart.
Para isso é necessário inicialmente configurar um IP qualquer no equipamento, podendo até ser o IP default, pois a interface WEB não aceita ter os campos IP GW e Mascara em branco. Feito isso basta alterar os dados do script abaixo conforme sua necessidade acessar o equipamento por ssh e colar o script no terminal.
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 | echo "#------------CONFIGURACAO DAS VARIAVEIS---------------- VLAN="100" IP="10.10.10.100" MASC="255.255.255.0" GW_NEW="10.10.10.254" #-------------CONFIGURACAO DO GATEWAY ANTIGO----------- GW_OLD="192.168.1.2" #aqui é necessário colocar o mesmo gateway que foi inserido na interface web #----------------CONFIGURANDO VLANS-------------------- vconfig add br0 \$VLAN ifconfig br0.\$VLAN \$IP netmask \$MASC route del default gw \$GW_OLD route add default gw \$GW_NEW" > /etc/persistent/rc.poststart; cfgmtd -w -p /etc/; |
Feito todos esses procedimento é apenas necessário dar um reboot no equipamento, preferencialmente a partir do terminal, já que você estará conectado a ele.